Custos e despesas. Rendas fixa e variável. Entenda as diferenças!

Renda Fixa e Variável

Para entender as diferenças entre Custos e Despesas ou entre as rendas Fixa e Variável, é importante atentar-se a alguns detalhes. Confira!

Diferenças entre Custos e Despesas

Embora similares, custos e despesas possuem conceitos diferentes. Você sabe as diferenças entre eles? Custos e despesas são pagamentos que uma empresa precisa fazer. No entanto, embora similares, esses dois conceitos possuem significados diferentes.

Custos

Custos são os gastos envolvidos diretamente na atividade-fim de uma empresa. Sem eles, torna-se impossível produzir, oferecer ou entregar o produto, ou serviço. São exemplos de custos:

  • Matéria-prima;
  • Energia;
  • Salários dos profissionais da produção;
  • Equipamentos utilizados na produção.

Despesas

Já as despesas não têm ligação direta com a atividade-fim, mas são necessárias para a obtenção de receita da empresa. Neste grupo estão os gastos administrativos e os gastos relacionados com a atividade de venda do produto, como as comissões dos vendedores, a publicidade e os salários dos funcionários de escritório.

Despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos no processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

As despesas podem ter sido consideradas gastos, quando têm apenas a finalidade de suprir uma necessidade por um bem ou serviço. Por isso, um gasto pode se transformar em despesa. Uma geladeira, por exemplo, com a depreciação pode se tornar uma despesa fixa por conta dos impostos.

Para simplificar, imagine o que aconteceria se a empresa deixasse de gastar esse dinheiro: impactará diretamente na produção de estoques? Se sim, é um custo. Se não, é uma despesa. Fácil, né?!

Agora que você já leu sobre a diferença entre Custos e Despesas, confira agora sobre Rendas fixa e variável.

Diferenças entre Rendas Fixa e Variável

Primeiramente, para entender as diferenças entre Renda Fixa e Renda Variável, saiba que cada categoria apresenta rendimentos e características diferentes. Então, vamos lá!

Renda Fixa

São considerados Renda Fixa os investimentos que oferecem rendimentos previsíveis aos seus investidores e costumam oferecer maior segurança. Funcionam como um empréstimo do seu dinheiro ao emissor, como bancos, empresas ou o governo.

Renda Variável

Consiste na compra de parte de um negócio, como uma empresa ou empreendimento imobiliário. As cotações são precificadas diariamente, segundo as expectativas dos investidores em relação ao mercado. Assim, os ativos de renda variável não possuem previsibilidade nos rendimentos.

Por fim, as diferenças entre Renda Fixa e Renda Variável podem influenciar quanto o seu dinheiro renderá ao longo do tempo. No entanto, um fator imprescindível para saber em qual investir entre elas, seria descobrir qual o seu perfil de investidor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *