Nota Fiscal – Qual a sua importância e por que emitir?

A Nota Fiscal é um documento de suma importância, tanto para as empresas como para os clientes.

Visto que, por meio deste registro, é possível comprovar a efetivação de uma venda ou prestação de serviço realizado.

Dentre algumas questões burocráticas, a emissão de nota fiscal é atribuída às empresas que colaboram com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

No geral, a Nota Fiscal se torna fundamental para negócios enquadrados no regime Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor Individual). Pois, esse documento fiscal, permite facilitar o gerenciamento com base nos registros de vendas e impostos incidentes.

Assim como, a Nota Fiscal também se torna fundamental para o cliente poder obter algumas vantagens. Dentre os benefícios, tais como o direito ao suporte técnico em assistências autorizadas e o crédito fiscal.

Ainda que as Notas Fiscais sejam um embasamento para o setor contábil da empresa, é relevante mantê-la atualizada. Afinal, esse documento não é somente benéfico para o negócio, mas também para terceiros envolvidos (clientes e contabilidade).

Em virtude de ser um comprovante, de um serviço ou uma compra efetuada, o documento fiscal pode ser utilizado para registros financeiros, tanto para a empresa quanto para o cliente/consumidor.

É importante ressaltar: a emissão de notas fiscais é obrigatória!

De acordo com a Lei 8.846/94 – Artigo 1º, mesmo que as empresas descumpram essa determinação, as mesmas estariam desrespeitando a legislação e cometendo crimes tributários.

No entanto, a emissão do documento fiscal prova que sua empresa está em dia com a legislação – tributos governamentais. Esse é um detalhe que favorece a segurança e credibilidade do seu negócio, seja com clientes, seja com fornecedores.

Em breve, falaremos sobre a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e seus benefícios.

Caso houver dúvidas sobre regularizações financeiras e tributárias, entre em contato com a Vivence Soluções Administrativas, será uma satisfação lhe atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *